Outsourcing em T.I

Infelizmente, o departamento de Tecnologia da Informação ainda é considerado por algumas empresas um mal necessário. Para minimizar as chances de erro e reduzir os gastos, a terceirização parece ser a solução mais óbvia para estas organizações. O grande erro está na falta de estratégia que torne a Tecnologia da Informação uma aliada para as suas metas e objetivos.

 

De forma simplificada, o Outsourcing se refere à delegação de alguns serviços para terceiros. Na área da TI, esta opção pode abranger desde todo o gerenciamento do departamento até a realização de pequenas ações como o armazenamento de dados.

 

Confira agora os mitos que interferem na hora de decidir pela terceirização:

 

Mito 1: A área de TI não agrega nenhum valor ao meu negócio

O departamento de TI ainda é visto como uma área que não agrega valor ao negócio e gera muitas despesas, quando na verdade as ferramentas disponibilizadas pela área podem ser muito úteis na identificação de novas possibilidades de negócio. Além de mapear soluções em processos internos que podem resultar em benefícios para o seu core business.

 

Mito 2: O Outsourcing é muito caro

Especialmente para as pequenas e médias empresas, o outsourcing de TI pode e deve ser considerado uma vantagem. Isto porque os negócios passam a contar com uma equipe de profissionais de várias especialidades da tecnologia para darem suporte à organização por um custo menor que a contratação de uma área toda.

 

Mito 3: A TI não precisa estar integrada ao resto da empresa

Ao realizar o outsourcing, é essencial que a empresa entenda e defina quais são seus objetivos com a TI relacionados ao seu negócio, aprendendo inclusive a comprar estes serviços do mercado.

Ao contrário do que muitos gestores imaginam, a Tecnologia da Informação precisa trabalhar de forma estratégica e integrado à gestão. Outro benefício da terceirização é que ela ajudará a organização a não se tornar obsoleta no uso de novas tecnologias, porque os profissionais sempre trarão novidades, resultando na agilidade e qualidade em diversos fatores.

 

Mito 4: A TI não tem nada a ver com a estratégia da empresa

A empresa que contrata a terceirização em TI precisa ter em seu plano, a definição de como irá gerenciar estes serviços e quais indicadores serão monitorados. A redução de custo não pode ser prioridade na hora de avaliar o serviço. Por isso, é aconselhável pesquisar sua reputação no mercado antes de escolher a prestadora de serviço.

 

Mito 5: Não é necessário contrato para Outsourcing

Finalmente, também é importante que o departamento jurídico avalie os contratos e verifique se há alguma margem de segurança caso o serviço não seja executado conforme o combinado. Para que o outsourcing seja efetivo, é preciso definir as necessidades da empresa e contratar um fornecedor que saiba usar a TI para promover a sua economia.