Administração

Serviços de Administração do AD

 

  • Atividades relacionadas aos serviços de AD:

Administração da plataforma Microsoft Windows com Active Directory configurado com domínios pai/filho, gerenciamento de replicação de objetos e políticas dessa estrutura, permitindo controle centralizado e escabilidade controlado;

Implementação de políticas de segurança dos servidores e aplicação de patches/hotfixes previamente homologados pelo Cliente em questão;

Gerenciamento de usuários, grupos e outros objetos a serem adicionados no AD;

Administração da estrutura de arquivos de rede, níveis de acesso e mapeamento dos mesmos para grupos de rede determinados pelo cliente;

Configuração e implementação de dispositivos como impressoras e scanners a serem mapeados na estrutura de Active Directory,

Criação, manutenção e gerenciamento de GPO’s para implementação de aceso controlado a rede e estrutura de estações de trabalho;

Geração e manutenção de documentação necessária para controle do ambiente.

 

  • Fluxo das informações em AD:

 

As solicitações do cliente deverão ser abertas no Suporte da Core Solutions IT;

Solicitações: Resets de senha, criação de usuários, mudanças de políticas de acesso, exclusão de usuários.

Todas as alterações nas GPO’s deverão ser homologadas e aprovadas pela área de governança de T.I.

 

Backup dos servidores

 

O cliente possui a necessidade de uma solução de backup de dados, nessa proposta oferecemos a solução que atende a necessidade de garantir a integridade dos dados.

Os processos (Jobs) serão gerenciados pela Core Solutions IT remotamente, e suportados por uma equipe altamente capacitada.

As atividades para essa gestão serão realizado em regime 24x7x365 durante a vigência do contrato.

 

Monitoração

 

Monitoração é um dos pontos mais importantes no suporte e administração de ambientes de TI, ela é responsável por permitir prever o futuro, avaliar riscos e ver a saúde de um ambiente. Os novos sistemas de monitoração são capazes de gerar relatórios baseados no consumo diário de um link, este relatório apresenta como resultado final três pontos importantes:

 

  • O link atende as necessidades atuais da empresa.
  • O link atenderá o crescimento quanto ao consumo de banda futuro.
  • Caso haja uma redução, haverá lentidão na rede.

 

Com essas informações é possível prever até o orçamento de TI do próximo período fiscal.

 

Outros sistemas de monitoração já são capazes de indicar qual componente de um datacenter, seja ele memória, disco ou CPU, é o responsável pela lentidão ou queda de um sistema. Esta monitoração também consegue gerar o co-relacionamento de incidentes, mitigando falsos alertas e focando no problema.

 

O segredo de uma boa monitoração está na configuração dos thresholds (limites), aonde um determinado ponteiro será considerado como alerta e abrirá um chamado ou incidente, exemplo: o consumo de 90% de CPU abrirá um chamado de risco na monitoração, indicando que há algum problema no servidor ou roteador, a partir disso um analista irá verificar o que está ocorrendo, antes da queda do equipamento.

 

A configuração de thresholds é a parte mais importante na implementação da monitoração em um ambiente, é este o processo responsável por garantir a saúde da sua infraestrutura.

 

Vejam que os thresholds possuem uma configuração padrão para grande maioria dos sistemas e hardwares, mas sabemos que nem tudo funciona como descrito pelo fabricante ou pelo manual, daí a importância de verificamos a eficiência deles.

 

Este serviço será executado remotamente com o uso de ferramentas especificas para a monitoração do hardware e software necessários e essências para o bom funcionamento do ambiente (servidores e aplicativos). A monitoração dos servidores será 24×7.

CPU, memória, disco (HD) e rede são os itens de hardware a serem monitorados, seguindo a configuração abaixo:

  • CPU, memória e disco com utilização de 80% – “Impacto Moderado”;
  • CPU, memória e disco com utilização de 90% – “Impacto Crítico”;
  • Rede com falta de sinal (conexão) – “Impacto Crítico”.

Serviços do sistema operacional e aplicativos/softwares básicos para o funcionamento do S.O. são itens de software a serem monitorados, seguindo a configuração abaixo:

  • Serviços do S.O. com status “Parado” – “Impacto Crítico”;
  • Aplicativos/softwares básicos com status “Parado” – “Impacto Crítico”;
  • Base SQL, produção com status “Parado” – “Impacto Crítico”;
  • Base SQL, homologação com status “Parado” – “Impacto Moderado”.

Todo e qualquer alarme terá um incidente registrado na ferramenta de chamados e será efetuado o atendimento por especialistas, havendo da necessidade, será escalonado o responsável para a resolução do problema o mais breve possível.

Todo e qualquer limite poderá ser modificado para a necessidade.

 

Administração

 

Todos os serviços abaixo serão efetuados remotamente por profissionais qualificados e treinados para atendimento imediato. A Core Solutions IT tem a responsabilidade de manter o ambiente operacional e executar atividades para manutenção preventiva dos servidores.

As seguintes atividades serão executadas:

  • Controlar o inventário de hardware e software dos servidores;
  • Administrar o ambiente e atuar em resolução de eventuais problemas;
  • Atualização de patches do sistema operacional;
  • Análise de alertas pré-configurados;
  • Analise de base de conhecimento para manutenção preventiva.