Serviços de Administração do AD
Administração da plataforma Microsoft Windows com Active Directory configurado com domínios pai/filho, gerenciamento de replicação de objetos e políticas dessa estrutura, permitindo controle centralizado e escabilidade controlado;
Implementação de políticas de segurança dos servidores e aplicação de patches/hotfixes previamente homologados pelo Cliente em questão;
Gerenciamento de usuários, grupos e outros objetos a serem adicionados no AD;
Administração da estrutura de arquivos de rede, níveis de acesso e mapeamento dos mesmos para grupos de rede determinados pelo cliente;
Configuração e implementação de dispositivos como impressoras e scanners a serem mapeados na estrutura de Active Directory,
Criação, manutenção e gerenciamento de GPO’s para implementação de aceso controlado a rede e estrutura de estações de trabalho;
Geração e manutenção de documentação necessária para controle do ambiente.
As solicitações do cliente deverão ser abertas no Suporte da Core Solutions IT;
Solicitações: Resets de senha, criação de usuários, mudanças de políticas de acesso, exclusão de usuários.
Todas as alterações nas GPO’s deverão ser homologadas e aprovadas pela área de governança de T.I.
Backup dos servidores
O cliente possui a necessidade de uma solução de backup de dados, nessa proposta oferecemos a solução que atende a necessidade de garantir a integridade dos dados.
Os processos (Jobs) serão gerenciados pela Core Solutions IT remotamente, e suportados por uma equipe altamente capacitada.
As atividades para essa gestão serão realizado em regime 24x7x365 durante a vigência do contrato.
Monitoração
Monitoração é um dos pontos mais importantes no suporte e administração de ambientes de TI, ela é responsável por permitir prever o futuro, avaliar riscos e ver a saúde de um ambiente. Os novos sistemas de monitoração são capazes de gerar relatórios baseados no consumo diário de um link, este relatório apresenta como resultado final três pontos importantes:
Com essas informações é possível prever até o orçamento de TI do próximo período fiscal.
Outros sistemas de monitoração já são capazes de indicar qual componente de um datacenter, seja ele memória, disco ou CPU, é o responsável pela lentidão ou queda de um sistema. Esta monitoração também consegue gerar o co-relacionamento de incidentes, mitigando falsos alertas e focando no problema.
O segredo de uma boa monitoração está na configuração dos thresholds (limites), aonde um determinado ponteiro será considerado como alerta e abrirá um chamado ou incidente, exemplo: o consumo de 90% de CPU abrirá um chamado de risco na monitoração, indicando que há algum problema no servidor ou roteador, a partir disso um analista irá verificar o que está ocorrendo, antes da queda do equipamento.
A configuração de thresholds é a parte mais importante na implementação da monitoração em um ambiente, é este o processo responsável por garantir a saúde da sua infraestrutura.
Vejam que os thresholds possuem uma configuração padrão para grande maioria dos sistemas e hardwares, mas sabemos que nem tudo funciona como descrito pelo fabricante ou pelo manual, daí a importância de verificamos a eficiência deles.
Este serviço será executado remotamente com o uso de ferramentas especificas para a monitoração do hardware e software necessários e essências para o bom funcionamento do ambiente (servidores e aplicativos). A monitoração dos servidores será 24×7.
CPU, memória, disco (HD) e rede são os itens de hardware a serem monitorados, seguindo a configuração abaixo:
Serviços do sistema operacional e aplicativos/softwares básicos para o funcionamento do S.O. são itens de software a serem monitorados, seguindo a configuração abaixo:
Todo e qualquer alarme terá um incidente registrado na ferramenta de chamados e será efetuado o atendimento por especialistas, havendo da necessidade, será escalonado o responsável para a resolução do problema o mais breve possível.
Todo e qualquer limite poderá ser modificado para a necessidade.
Administração
Todos os serviços abaixo serão efetuados remotamente por profissionais qualificados e treinados para atendimento imediato. A Core Solutions IT tem a responsabilidade de manter o ambiente operacional e executar atividades para manutenção preventiva dos servidores.
As seguintes atividades serão executadas: